Origem

A Cooperativa foi idealizada pelo atual Presidente, Zaqueu Pereira da Costa, cuja experiência na área de mineração iniciou por volta da segunda metade da década de 80, mais especificamente no ano de 1986, quando trabalhava em garimpos.

O trabalho em garimpos, na época, não era uma atividade regularizada, ocasionando muitas perdas, tanto material quanto de vidas humanas. A partir destes fatos observados foi que o nosso Presidente tomou a iniciativa de fundar a CEMGA. A idéia foi apoiada por um amigo particular, um geólogo especialista na área, O Dr. João Frederico Cruz (o Dr. Fred), “que passou a ser a ser minha referência na área de mineração e também meu professor – A quem tenho maior apreço e consideração, pois demonstrava paixão pelo que fazia.

A primeira tentativa organizacional para montagem de uma Cooperativa, com o intuito de levar a formalização aos garimpos e garimpeiros ocorreu com a ajuda do Dr. Fred e quando estavam surtindo os primeiros efeitos das ações neste sentido, ocorreu uma tragédia, o meu prezado mentor sofreu um acidente aéreo, o que o levou a óbito. Deixando um enorme vazio e apenas os seus sonhos e desejos a serem construídos, levando com ele toda sabedoria, ciência e autonomia no que sabia fazer. Restando de fato somente o que eu havia aprendido durante o tempo que durou nossa amizade. Por algum tempo, fiquei pensando se daria continuidade, mas como já tínhamos iniciado, e os outros membros me encorajaram a seguir em frente, resolvi manter o sonho vivo. ” (palavras do Presidente).